FUNDAÇÃO CULTURAL DE CHAPECÓ E RUMOS ITAÚ CULTURAL
apresentam
WORKSHOP RUMOS ARTES VISUAIS 2011/2013
Entre percursos e circuitos – manobras da arte
Sinopse:
O workshop organizado pelos 8 curadores viajantes da edição 2011/2013 do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais é constituído por um conjunto de ações em diferentes cidades do Brasil voltado para a promoção, análise, discussão e fomento à produção artística contemporânea. Seu objetivo maior é contribuir para a articulação, consolidação e/ou aprofundamento de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. O workshop visa alcançar tal meta oferecendo suporte na formação profissional de agentes do meio e base crítica para uma leitura qualitativa da produção atual, bem como a ocasião de uma interlocução na qual os participantes possam discutir questões concernentes aos seus trabalhos e universos poéticos.
Dinâmica de trabalho: Realização de encontros com artistas e agentes culturais das cidades visitadas.
Os inscritos deverão levar trabalhos para análise, não necessariamente precisam ser de própria autoria.
Abordagem:
O curso enfocará a exposição de temas emblemáticos da arte atual, tanto no contexto nacional quanto internacional. A discussão poderá se estruturar a partir de aspectos percebidos na cena local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos. Se, por um lado, há o propósito de muitas vezes informar o público, na medida do possível deseja-se igualmente que tais reflexões possam ser desencadeadas a partir de referências de algum modo palpáveis e familiares.
A proposta de análise deste quadro se dará por um viés histórico e crítico, chamando-se sempre a atenção para aspectos que envolvem a condição do artista atualmente, seja no seu aspecto profissional, seja no seu lugar dentro do mundo presente.
1º dia: arte aqui
Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte da cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento, localizando-o num contexto maior – o brasileiro – e discutindo, junto aos participantes, possíveis estratégias para seu agenciamento.
2º dia: arte hoje
Apresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.
3º dia: arte, cultura e pensamento crítico
Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, antropologia, dentre outros. A partir da bibliografia indicada, promover discussões acerca de pontos nevrálgicos da produção em arte contemporânea, visando colaborar também para o adensamento do pensamento crítico acerca da arte produzida no local.