quinta-feira, 6 de setembro de 2012



FUNDAÇÃO CULTURAL DE CHAPECÓ E RUMOS ITAÚ CULTURAL
apresentam


WORKSHOP RUMOS ARTES VISUAIS 2011/2013
Entre percursos e circuitos – manobras da arte

Sinopse:
O workshop organizado pelos 8 curadores viajantes da edição 2011/2013 do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais é constituído por um conjunto de ações em diferentes cidades do Brasil voltado para a promoção, análise, discussão e fomento à produção artística contemporânea. Seu objetivo maior é contribuir para a articulação, consolidação e/ou aprofundamento de um cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. O workshop visa alcançar tal meta oferecendo suporte na formação profissional de agentes do meio e base crítica para uma leitura qualitativa da produção atual, bem como a ocasião de uma interlocução na qual os participantes possam discutir questões concernentes aos seus trabalhos e universos poéticos.
Dinâmica de trabalho: Realização de encontros com artistas e agentes culturais das cidades visitadas.
Os inscritos deverão levar trabalhos para análise, não necessariamente precisam ser de própria autoria.
Abordagem:
O curso enfocará a exposição de temas emblemáticos da arte atual, tanto no contexto nacional quanto internacional. A discussão poderá se estruturar a partir de aspectos percebidos na cena local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos. Se, por um lado, há o propósito de muitas vezes informar o público, na medida do possível deseja-se igualmente que tais reflexões possam ser desencadeadas a partir de referências de algum modo palpáveis e familiares.
A proposta de análise deste quadro se dará por um viés histórico e crítico, chamando-se sempre a atenção para aspectos que envolvem a condição do artista atualmente, seja no seu aspecto profissional, seja no seu lugar dentro do mundo presente.

1º dia: arte aqui
Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte da cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento, localizando-o num contexto maior – o brasileiro – e discutindo, junto aos participantes, possíveis estratégias para seu agenciamento.

2º dia: arte hoje
Apresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.

3º dia: arte, cultura e pensamento crítico
Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, antropologia, dentre outros. A partir da bibliografia indicada, promover discussões acerca de pontos nevrálgicos da produção em arte contemporânea, visando colaborar também para o adensamento do pensamento crítico acerca da arte produzida no local.



Exposição “MEMÓRIAS DE OUTRORA, AGORA! OS TRAPOS EM SÉRIE”, da artista Sonia Loren. Galeria Municipal de Artes Dalme Marie Grando Rauen, Chapecó/SC



PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CHAPECÓ
Diretora Presidente: Roselaine Vinhas
SETOR DE ARTES VISUAIS
Coordenação: Janaina Schvambach
Colaboração: Raquel de Bona e Cecília Tavares