quarta-feira, 6 de junho de 2012

7º Retratos Literários - Exposição A palavra é arte. Galeria de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Chapecó - SC


Prefeitura Municipal de Chapecó
Fundação Cultural de Chapecó
Diretora Presidente: Roselaine Vinhas
Setor de Artes Visuais: Janaina Schvambach (curadora) e Raquel de Bona (colaboradora)

A exposição '7º Retratos Literários 2012, a palavra é arte' tem como objetivo unir as linguagens verbal e visual. Sabendo dos aspectos relacionados entre o imaginário do escritor e do artista visual,  a exposição foi montada pesando na arte enquanto linguagem múltipla. O projeto foi direcionado para ações que envolvam os escritores e os artistas da região Oeste de Santa Catarina, culminando em uma mostra que faz parte da programação da Semana do Escritor Chapecoense, promovendo a união entre as linguagens visando uma inter-relação na criação de produtos poéticos. A exposição é vista também como documento de preservação da memória, divulgação e valorização da cultura local.

Duplas de artistas e escritores selecionados:

- Juliano Zanotelli e Leonardo Roani; Anelise Sabino e Anair Weirich; Neli S. Ledra e Fábio Ramos; Ivandra Matiassi e Ingrid Antunes; Mari Baldissera e Ladir Vigikoski; Tânia Stempkoski e Eliane Corona; Adriana Rodrigues Rosa e Evando Santin; Marlowa Pompermayer e Dinara Tessari; Juçara Valente e Inês Roani.


instalação "a palavra é arte", Janaina Schvambach, 2012/ foto: Janaina Schvambach

vista geral da exposição/foto: Janaina Schvambach

detalhe/ foto: Janaina Schvambach

vista geral da exposição/foto: Janaina Schvambach

detalhe/foto: Janaina Schvambach





Exposição VAZIO, da artista Janaina Corá. Galeria Municipal de Artes Dalme Marie Grando Rauen. Chapecó-SC


Prefeitura Municipal de Chapecó
Fundação Cultural de Chapecó

Abertura dia 14 de junho - 19h30
Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen
Praça Coronel Bertaso - Chapecó -SC
Período expositivo: 14 de junho a 13 de julho de 2012
Coordenação: Janaina Schvambach
Colaboradora: Raquel de Bona e Cecília Tavares

VAZIO - Janaina Corá

O espaço da galeria é - pode ser - um lugar de reflexão. Onde observamos o mundo (exterior) através dos trabalhos cujo objetivo é a expressão artística.
Nesta exposição somos convidados a ver sob a ótica do demiurgo e interagir com uma sensibilidade pictural. Ao optar por trabalho em um mesmo plano, nele encontramos uma profundidade não a da ilusão da terceira dimensão, mas sim a de conhecimento e  intensa carga emocional – o expressivo do ser.
Energia esta que nos remete ao subjétil descrito pelo filósofo Derrida, onde o embate acontece entre o artista e a obra no processo de construção.
Luta criativa entre imagens que nos inebriam, e nos tornam sujeitos dessa ação, que nos provocam uma série de emoções, sejam por seus personagens fortes, carregados de subjetividade, influencia do Expressionismo ou pelo modo como vai tecendo suas representações.  Diante das pinturas, a perplexidade!
Os elementos distribuídos, bem como o emprego da cor criam grandes contrastes que se projetam da tela. Vigorosas linhas surgem do domínio do desenho que vai construindo e moldando sua forma de pintar. 
A artista apresenta uma grafia trazendo nosso cotidiano caótico, tenso, embaçado, inacabado, vazio.
Autor: Luciano Guralski



Fotos da exposição

fotografia: Janaina Schvambach 

 fotografia: Janaina Schvambach

 fotografia: Janaina Schvambach

fotografia: Janaina Schvambach 

fotografia: Janaina Schvambach